• Youtube
  • Twitter
Acesso Restrito
Novo Acesso
  • Previsão do tempo

 Notícias Internas

  • CLUBE DE BEZERRAS INCENTIVA CRIANÇAS

    19/04/2018

    Programa acontece durante todo o ano e estimula a sucessão familiar na atividade leiteira

     
    Cuidar de animais desde o nascimento, observar a alimentação, acompanhar o desenvolvimento, analisar o peso, a saúde e o bem-estar dos filhotes são algumas das atividades realizadas pelas crianças que participam do Clube de Bezerras, programa que a Cooperativa Frísia mantém com crianças de 8 a 15 anos.

     
    Realizado durante todo o ano, o Clube de Bezerras é coordenado pelo setor de Pecuária Leiteira da Frísia e atende filhos de cooperados ou de colaboradores de propriedades, que aprendem desde cedo como cuidar dos animais. O programa contribui com a sucessão familiar, fazendo com que as crianças conheçam e despertem o interesse pelo trabalho com a atividade leiteira.

     
    O trabalho do Clube de Bezerras conta com o acompanhamento de equipe técnica, que realiza visitas e ensina as crianças diretamente na propriedade. Desde o nascimento da bezerra, o técnico orienta sobre as informações necessárias que devem ser coletadas pelas crianças. “Eles pesam e medem cada animal, acompanham a engorda e alimentam. A criança pega gosto pelo tratamento e os pais se animam ao ver os filhos participando dos trabalhos na propriedade”, explica Lucas dos Santos, responsável pelo programa na Frísia.
     
    Para a ExpoFrísia, feira agropecuária realizada pela cooperativa, as crianças preparam e levam os animais para a pista. O entrosamento do preparador e do animal é analisado e percebido pelo juiz, que julga não somente a bezerra, mas também a interação entre o puxador e a criação. “O andar da bezerra, a postura, a desenvoltura, a pelagem, o tamanho e os cuidados são percebidos no julgamento. No Clube de Bezerras, a criança começa a entender isso desde o nascimento do animal e quer levar a bezerra na sua melhor forma para a avaliação”, conta Jefferson Pagno, coordenador de Pecuária Leiteira.
     
    As crianças que participam do Clube de Bezerras são treinadas para “puxar” os animais em pista durante a feira. Para estimular ainda mais a participação, foi criada a Copa dos Puxadores, competição que reúne crianças da Frísia, Castrolanda e Capal, que se apresentam nas feiras das três cooperativas, pontuam e são premiadas como melhores puxadores. A primeira etapa acontece na ExpoFrísia, em abril.
     
    Outro incentivo é o “Fraldinhas”, realizado durante a feira, quando qualquer criança da comunidade – desde que acompanhada dos pais e pré-inscritas – podem puxar um animal em pista. “Todo este trabalho com crianças é uma forma de mostrarmos as atividades pecuárias à sociedade e ao público em geral. Muitos cooperados nossos já foram participantes do Clube de Bezerras e hoje são os filhos deles que estão puxando os animais em pista. O carinho e o afeto que são gerados entre a criança e a bezerra é emocionante. É como um animal de estimação e esse laço criado incentiva a criança a dar continuidade à criação”, conclui Pagno.
     
    Venha conferir!
    A apresentação do Clube de Bezerras acontecerá na quinta-feira, 26 de abril, às 19h, no Pavilhão de Exposições Frísia – anexo ao Parque Histórico de Carambeí.
    A Copa dos Apresentadores será no sábado, às 10h30.
     
    Participe da ExpoFrísia 2018! Mais informações e programação completa no www.expofrisia.com.br. Entrada gratuita.

Gostaria de maiores informações sobre esta notícia?
Solicite através do formulário abaixo

  • * Nome  
  • Telefone Inserir no formato (DDD) 0000-0000  
  • E-mail    
  • * Solicitação  
Enviar
Frísia
Telefones Úteis
  • Frísia Cooperativa Agroindustrial - Matriz
    42. 3231-9000
  • Moinho de Trigo
    42. 3700-2900
  • Unidade de Beneficiamento de Leite - Ponta Grossa
    42. 3228-5400
  • Ponta Grossa
    42. 3219-7050